O que é hiperidrose (suor excessivo)?

A hiperidrose (suor excessivo) é uma doença caracterizada pela presença de suor em quantidade não fisiológica, ou seja, o paciente apresenta sudorese em excesso em alguma parte do corpo como o rosto, mãos, axilas e/ou pés. Isso ocasiona em muitas pessoas desconforto, vergonha, piora de quadros de ansiedade, dificuldades em relacionamentos interpessoais, dificuldades para atividades no trabalho ou escola. Geralmente o início dos sintomas ocorre na infância e adolescência e pode persistir por toda a vida.

A avaliação médica especializada é muito importante para definir o melhor tratamento para cada paciente e verificar se está indicada a realização da Simpatectomia Torácica.

É o procedimento cirúrgico minimamente invasivo realizado através de pequenas incisões e com câmera de imagens para o tratamento da hiperidrose (suor excessivo). É seguro, eficaz e definitivo na maioria dos casos para o suor excessivo do rosto, mãos e/ou axilas. Realiza-se a aplicação de pequeno clip metálico na cadeia simpática torácica no nível adequado para a interrupção do suor. É um procedimento cirúrgico de média complexidade com baixa taxa de complicações.

Sim. São fundamentais os exames pré-operatórios para a detecção e/ou redução de riscos inerentes ao ato cirúrgico e anestésico.

Para adequada segurança após a cirurgia é necessário 01 dia de internamento hospitalar.

Por volta de 15 dias da cirurgia após consulta médica de avaliação pós-operatória já se pode retornar as atividades habituais.

É a presença de suor em excesso que pode aparecer em áreas do corpo após a cirurgia onde antes não existia. Na maioria dos casos é um suor leve e existem medidas para o seu controle.